GESTÃO INTEGRADA

O que significa certificar o Sistema da Qualidade?

Certificar um Sistema da Qualidade significa demonstrar a capacidade de fornecer produtos e/ou serviços conformes, ou seja, de acordo com requisitos estabelecidos. Para tanto, as empresas devem organizar seu fluxo produtivo e atividades correlatas atendendo aos requisitos das normas da série NBR ISO 9001.

Esclarecimento em relação à Norma ISO 9000 As normas da família ISO 9000 dizem o que deve ser feito para manter em funcionamento em sistema da qualidade eficiente, mas não especificam como. Cabe à própria empresa elaborar e documentar todos os procedimentos adotados. A série de normas ISO 9000 representa um consenso internacional de boas práticas de gestão, com o propósito de assegurar que a empresa possa continuamente atender as exigências de qualidade.

A ISO (a organização) não concede certificados ISO 9000. Ela é responsável pela elaboração das normas e, também, desenvolve guias que ajudam assegurar a boa prática das atividades relacionadas as normas. A ISO não avalia sistemas da qualidade para confirmar se estão em conformidade com a norma, por isto, é importante que o Organismo Certificador tenha capacitação e competência comprovadas para que o certificado tenha credibilidade.

As Normas ISO 9000:2000 NBR ISO 9000: (Versão final da revisão das normas ISO 8402:1994 e ISO 9000-1:1994). Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e Vocabulário. Fornece as definições formais de termos constantes das normas da família ISO 9000.

Resumo: descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade, que constituem o objeto da família NBR ISO 9000, e define os termos a ela relacionados. É aplicável a organizações que buscam vantagens através da implementação de um sistema de gestão da qualidade; organizações que buscam a confiança nos seus fornecedores de que os requisitos de seus produtos serão atendidos; usuários dos produtos; aqueles que têm interesse no entendimento mútuo da terminologia utilizada na gestão da qualidade (por exemplo: fornecedores, clientes, órgãos reguladores); aqueles, internos ou extrenos à organização, que avaliam o sitema de gestão da qualidade ou o auditam, para verificarem a conformidade com os requisitos da NBR ISO- 9001 (por exemplo: auditores, órgãos regulamentadores e organismos de certificação); aqueles, internos ou externos à organização, que prestam assessoria ou treinamento sobre o sistema de gestão da qualidade adequado a organização; grupos de pessoas que elaborem normas correlatas. NBR ISO 9001: (Versão final da revisão das normas ISO 9001:1994, ISO 9002:1994 e ISO 9003:1994). Requisitos. Dela poderão ser excluídos, com a devida justificativa, os itens que não se aplicam ao tipo de atividade realizada pela empresa.

Resumo: especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade quando uma organização necessita demonstrar sua capacidade para fornecer de forma coerente produtos que atendam aos requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis, e pretendem aumentar a satisfação da cliente por meio da efetiva aplicação do sistema, incluindo processos para melhoria contínua e a garantia da conformidade com requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis NBR ISO 9004: (Versão final da revisão das normas: ISO 9004-1:1994, ISO 9004-2:1991 e ISO 9004-3:1993, ISO 9004-4:1993 e ISO 9004-4/Cor.1:1994). Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para melhorias de desempenho.

Resumo: fornece diretrizes, além dos requisitos estabelecidos na NBR ISO 9001 para considerar tanto a eficácia como a eficiência de um sistema de gestão da qualidade e, por conseqüência, o potencial para melhoria do desempenho de uma organização. Quando comparada com a NBR ISO 9001, os objetivos de satisfação do cliente e qualidade do produto são estendidos para considerar a satisfação das partes interessadas e o desempenho da organização. É aplicável aos processos de uma organização e, conseqüentemente, aos princípios de gestão da qualidade nos quais ela está baseada, afinal podem ser desdobradas por toda a organização. O foco desta Norma é obter a melhoria contínua, medida por meio da satisfação dos clientes e de outras partes interessadas.

Procedimentos para obter um Certificado ISO 9000

Para a implantação do Sistema da Qualidade, a empresa pode recorrer ao potencial dos seus próprios funcionários ou a uma consultoria externa. O sistema da qualidade deve ser formalizado por um Manual da Qualidade, que deve atender às exigências da norma ISO 9001. É necessário interpretar a norma, verificar o que já existe na prática, estabelecer procedimentos e providenciar documentos para regulamentação. Alcançar a satisfação do cliente é o objetivo de implantar o Sistema da Qualidade. Para isto, é importante o envolvimento de todos os funcionários, o que pode ser obtido por meio de treinamento e conscientização. Com os procedimentos padronizados, os benefícios ficam evidentes, a prevenção e a solução de problemas ficam mais fáceis, além de haver uma melhoria significativa no ambiente de trabalho. Sem falar no orgulho demonstrado pelos funcionários em participar de uma organização com reconhecimento comprovado quanto a sua qualidade.

Processo de Certificação

- Adquira as normas NBR ISO 9000:2000, NBR ISO 9001:2000 e NBR ISO 9004;2000; - Siga as orientações indicadas no guia de aplicação contido na norma ISO 9000-Parte 1; - Estude as normas e verifique se existe algum requisito que não se aplica ao negócio exercido pela sua empresa; - Siga os itens da norma para estabelecer, implementar ou melhorar o Sistema da Qualidade da sua empresa; - Faça uma avaliação interna do Sistema da Qualidade e uma análise crítica pela administração para verificar o estado do Sistema da Qualidade implementado ou em implementação; - Quando a norma ISO 9000:2000 já estiver em vigor e o Sistema da Qualidade estiver implementado, entre em contato com o Organismo Certificador.

Fonte: Gerência de Certificação da ABNT